O prato de hoje é um clássico da culinária dominical.
A maminha é um tipo de carne que apresenta um entrelaçamento de fibras bastante particular e por este motivo não demanda um longo tempo de cocção, caso contrário ela tenderá a se desfiar.
Quem me conhece, sabe que valorizo bastante o tempo de tempero, principalmente das carnes.
Resumindo, domingo com pratos gostosos se inicia no sábado à noite… e este não foi diferente.
Deixei a maminha (de aprox. 1 e 1/2 kg) marinando (submersa) por 12 horas na geladeira (numa tigela com tampa), com 1 lata de cerveja, 5 dentes de alhos picados, um pouco de molho shoyo e sal.
No domingo, retirei a maminha da marinada e iniciei os trabalhos fritando a maminha em meia xícara de azeite numa panela de pressão.
Após selar a maminha dos dois lados, adicionei a marinada, 2 tomates picados e completei com água até quase cobrir a carne, esperei levantar fervura e fechei a panela de pressão, contando 30 minutos após iniciar a chiar.
Ao final, coei o caldo que se formou na panela de pressão e com a ajuda de um pouco de farinha de trigo dissolvida em água fria, encorpei o caldo que foi com cuidado utilizado para umedecer a carne.
Em paralelo, cortei em cubo 4 batatas, temperando-as em com azeite, açafrão e sal grosso, levando ao forno por 45 minutos.
Para a montagem do prato utilizei uma travessa mantendo a maminha já fatiada no centro e as batatas nos cantos.
Sucesso garantido com arroz branco ou macarrão, harmoniza bem com cerveja ou vinho tinto.
Voilá!
